<b>Avaliação inicial no atendimento educacional especializado: dilemas e consequências</b>

Autores

  • Fabiane Romano de Souza Bridi Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X6951

Palavras-chave:

Evaluation, Epecialized educational system, Mental retardation

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X6951

O presente artigo enfoca os processos avaliativos do grupo de sujeitos nomeados como “alunos com deficiência mental” no contexto escolar. A partir das contribuições teóricas do pensamento sistêmico aborda os dilemas vividos por um grupo de professoras ao realizarem a avaliação inicial dos alunos no contexto do Atendimento Educacional Especializado. Como resultado da avaliação pedagógica, temos a decisão sobre a frequência (ounão) do aluno no Atendimento Educacional Especializado e a inserção (ou não) desse aluno em uma das categorias do Censo Escolar MEC/INEP. Neste processo, surgem os contornos tênues entre dificuldades de aprendizagem e deficiência mental. Ressalta-se, a opção de algumas professoras por atenderalunos com dificuldades de aprendizagem. No âmbito dessa opção podem-se perceber diferentes movimentos que posicionam o sujeito atribuindo-lhe um lugar: alunos com dificuldades de aprendizagem que não frequentam o atendimento; alunos com dificuldades de aprendizagem que frequentam o atendimento, mas não são inseridos no Censo Escolar MEC/INEP; alunos com dificuldades de aprendizagem que frequentam o serviço e são inseridos no Censo Escolar MEC/INEP na categoria de deficiência mental. E ainda, ganh aimportante relevância, o peso angustiante da responsabilidade em vincular um aluno à categoria de deficiência mental a partir da ação pedagógica.

Palavras-chave: Avaliação; Atendimento educacional especializado; Deficiência mental.

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Publicado

2012-11-09

Como Citar

Bridi, F. R. de S. (2012). <b>Avaliação inicial no atendimento educacional especializado: dilemas e consequências</b>. Revista Educação Especial, 25(44), 499–512. https://doi.org/10.5902/1984686X6951

Edição

Seção

Dossiê: Avaliação em Educação Especial