Discurso e mídia: construção de concepções da pessoa com deficiência intelectual em propagandas

Autores

  • Carla Maria de Schipper APAE DE GUARAPUAVA e SEED
  • Denise Gabriel Witzel Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO)

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X6642

Palavras-chave:

Deficiência Intelectual, Discurso, Heterogeneidade.

Resumo

Este trabalho foi concebido com o intuito de compreendermos o trabalho da linguagem com relação à construção de concepções de Deficiência Intelectual na contemporaneidade e a gênese discursiva dessas, a partir da análise do discurso de propagandas veiculadas por uma instituição de educação especial no período de 1980 a 2009. Para realizar esta ação, utilizou-se como base teórica a Análise do Discurso (AD) de perspectiva francesa, sobretudo os conceitos de interdiscurso, memória e heterogeneidade. Anteriormente à análise, necessário se fez apresentar algumas noções basilares da AD e as diversas concepções de deficiência que surgiram ao longo da história. O material de análise é composto por cinco textos publicitários publicados em uma revista especializada que representa instituições voltadas ao atendimento da pessoa com deficiência intelectual e uma propaganda para arrecadação de recursos. O resgate da memória discursiva, considerando as condições sócio-históricas de produção, permitiu dar visibilidade às diferentes posições do sujeito Deficiente Intelectual na sociedade em cada momento relatado. Nos discursos enunciados, observaram-se estratégias de internalização de papéis sociais voltados à inclusão educacional, mas, no interdiscurso, revelaram-se discursos outros que sedimentam antigos paradigmas da medicalização e do trabalho como missão.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Maria de Schipper, APAE DE GUARAPUAVA e SEED

Graduada em LETRAS. Especialista em Psicopedagogia, Educação Inclusiva e Ensino da Língua Portuguesa e Literaturas. Tem experiência na área de Educação e Gestão, Educação Especial com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino e Inclusão. Atua na educação especial-escola especial(APAE) e rede regular de ensino- com serviços de inclusão da pessoa com deficiência (CEEBJA).

Denise Gabriel Witzel, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO)

Mestre em Linguística Aplicada, pela UEM - Paraná; Doutora em Linguística e Língua Portuguesa, pela UNESP-FCL - Araraquara-SP; professora do Departamento de Letras da UNICENTRO-Campus Guarapuava-PR.

Downloads

Publicado

2015-05-11

Como Citar

Schipper, C. M. de, & Witzel, D. G. (2015). Discurso e mídia: construção de concepções da pessoa com deficiência intelectual em propagandas. Revista Educação Especial, 28(52), 295–310. https://doi.org/10.5902/1984686X6642

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)