<b>Perfil psicomotor da criança com perturbação específica da linguagem e Dislexia</b>

Autores

  • Dias Tânia Unidade Local de Saúde de Castelo Branco – Hospital Amato Lusitano – Centro Distrital de Desenvolvimento da Criança de Castelo Branco
  • Helena Mesquita Instituto Politécnico de Castelo Branco - Escola Superior de Educação

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X5646

Palavras-chave:

Observation Psychomotor’s Battery, Specific Language Impairment, Dyslexia.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X5646


Projetando-se para além da ideia do corpo orgânico e expressivo e, cimentando uma estreita relação entre motricidade, cognição e linguagem, as atuais práticas de Psicomotricidade alcançam um novo campo concetual. Neste artigo, de natureza qualitativa, pretendeu-se traçar o perfil psicomotor de uma criança de 8 anos com Perturbação Específica da Linguagem (PEL) e Dislexia, através da aplicação da Bateria de Observação Psicomotora (BPM) de Vítor da Fonseca e correlacioná-lo com o perfil cognitivo e linguístico. Através da triangulação dos resultados obtidos nos testes psicomotores, cognitivos e linguísticos corroboraram-se os dados encontrados na literatura, que apontam claramente para a existência de co-morbilidade entre PEL, Dislexia e alterações no perfil psicomotor, demonstrando, assim, uma forte correlação entre psicomotricidade, cognição e linguagem. Por conseguinte, torna-se urgente e exequível sensibilizar a família, os técnicos de saúde e da educação para a necessidade de uma intervenção multidisciplinar, nas áreas da psicomotricidade e linguagem, quer a nível profilático quer reabilitativo.

 

Palavras-chave: Bateria de observação psicomotora; Perturbação específica da linguagem; Dislexia.

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Biografia do Autor

Dias Tânia, Unidade Local de Saúde de Castelo Branco – Hospital Amato Lusitano – Centro Distrital de Desenvolvimento da Criança de Castelo Branco

Possui licenciatura em Terapêutica da Fala pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (Portugal) (2001), mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor pela Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Castelo Branco (Portugal) (2010)

Atualmente exerce funções de Terapeuta da Fala e responsável pela área de Terapia da Fala no Hospital Amato Lusitano - Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (Portugal), co-coordenadora dos projectos T21: aprender a ler para melhor comunicar; Dislexia: estratégias de intervenção.

Têm experiência como formadora na área da voz e linguagem; docente da unidade curricular: Motricidade Orofacial aplicada à neonatologia e pediatria na pós-graduação em Intervenção Terapêutica Motora Oral e Facial da EPAP (Portugal).

 

 

Helena Mesquita, Instituto Politécnico de Castelo Branco - Escola Superior de Educação

Possui licenciatura em Educação Física pela Universidade Técnica de Lisboa (Portugal) (1983), mestrado em Educação Especial pela Universidade Técnica de Lisboa (Portugal) (1990) e doutoramento em Teoria e História da Educação/Educação Especial pela Faculdade de Educação da Universidade de Salamanca (Espanha) (2001). Atualmente é Professora Adjunta na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco (Portugal), coordenadora do Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor, membro da comissão científica do mestrado em Educação Especial e do mestrado de Actividade Física da mesma instituição.

É também presidente do conselho Pedagógico da mesma instituição.

Tem experiência na área da Educação Especial com ênfase na história da educação especial e inclusiva, políticas educativas e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: necessidades educativas especiais, educação inclusiva, metodologias de intervenção, psicomotricidade entre outras. É orientadora de diversas teses de mestrado e de doutoramento.

 

 

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Publicado

2012-12-21

Como Citar

Tânia, D., & Mesquita, H. (2012). <b>Perfil psicomotor da criança com perturbação específica da linguagem e Dislexia</b>. Revista Educação Especial, 26(45), 11–30. https://doi.org/10.5902/1984686X5646

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua