O portador de altas habilidades e sua inclusão na sociedade

Autores

  • Ana Lucia Batista Universidade Salgado de Oliveira, Niterói, Rio de Janeiro
  • Marsyl Bulkool Mettrau Universidade Salgado de Oliveira, Niterói, Rio de Janeiro

Resumo

O presente artigo trata da questão dos portadores de altas habilidades e sua inclusão na sociedade. Os portadores de altas habilidades são sujeitos inquiridores, não conformistas e dotados de grande curiosidade o que propicia dificuldades adaptativas, pois a sociedade é não-convencional, apresentando uma resistência natural às diferenças qualitativamente superiores. Cabe portanto à escola possibilitar a integração deste pequeno grupo ao contexto social e uma das maneiras de fazê-lo é estabelecendo um diálogo com o objeto do conhecimento muito bem propiciado pela Filosofia, a qual predispõe a uma busca de questionamentos e resolução de problemas. Através da Filosofia, os alunos participam ativamente da construção do conhecimento - o que é capaz de tornar o ensino prazeroso e desafiador, desenvolvendo desde muito cedo o exercício do pensar e refletir.

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Publicado

2012-04-06

Como Citar

Batista, A. L., & Mettrau, M. B. (2012). O portador de altas habilidades e sua inclusão na sociedade. Revista Educação Especial, 05–12. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5167

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua