(Re) pensando o papel do educador especial no contexto da inclusão de alunos surdos

Autores

  • Cinara Franco Rechico Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná
  • Vera Lucia Marostega Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Escola inclusiva, Educador especial, Surdo.

Resumo

A presente pesquisa refere-se a uma das questões mais discutidas, atualmente, na área da Educação Especial: a Escola Inclusiva. Percebe-se que na caminhada de uma educação para todos e sem exclusão, é fundamental que o educador especial tenha seu papel definido para que assim esteja consciente da sua prática pedagógica. Busca-se, por meio desta, (re)pensar o papel do educador especial na classe do sistema regular de ensino em que haja inclusão de alunos surdos. Esta pesquisa envolve como sujeitos a educadora especial, a professora da classe regular de ensino e o instrutor surdo, os quais vivenciaram a experiência de inclusão na Escola de Ensino Fundamental Duque de Caxias, de Santa Maria – RS.

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Como Citar

Rechico, C. F., & Marostega, V. L. (2012). (Re) pensando o papel do educador especial no contexto da inclusão de alunos surdos. Revista Educação Especial, 05–10. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5129

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua