<b>INCLUSÃO DIGITAL: ESPAÇO POSSÍVEL PARA PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS</b>

Autores

  • Lucila Maria Costi Santarosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Resumo

Focalizamos neste trabalho possibilidades de criar novas alternativas para a Educação Especial com o apoio das tecnologias da informação e comunicação, presentes no mundo atual, principalmente relacionadas aos ambientes virtuais. Iniciamos com a descrição do contexto do NIEE em que nossa experiência se insere. Apresentamos um referencial teórico que dá suporte á criação de ambientes de aprendizagem virtuais/digitais, para produções cooperativas, visando o desenvolvimento cognitivo e sócio-afetivo de alunos com necessidades educativas especiais. Trazemos experiências por nós realizadas , dentro dessa perspectiva, que destacam intercâmbios/trocas/cooperação com o outro, explorando o potencial que os ambientes virtuais podem oferecer visando a inclusão digital/social desses usuários.

Palavras-chave: Ambientes digitais/virtuais; Informática na Educação Especial; Desenvolvimento cognitivo e sócio-afetivo ; inclusão digital/social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Santarosa, L. M. C. (2012). <b>INCLUSÃO DIGITAL: ESPAÇO POSSÍVEL PARA PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS</b>. Revista Educação Especial, 13–30. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5065

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua