<b>Universalismo epistemológico e pesquisa em educação</b>

Autores

  • Eduardo J. Z. Ayala Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Resumo

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Estuda-se, aqui, a contraposição entre nacionalismo e universalismo e a ingerência de ambos na construção do conhecimento. Saliento a relevância do universalismo epistêmico por ser plural e pluralista, por apresentar-se como uma filosofia científica aberta e democrática; logo, condizente com as expectativas da sociedade, a ciência, e o cientista contemporâneos. Por outro lado, tento demonstrar a incongruência do argumento nacionalista como critério para qualquer tipo de análise. Sublinho que ele é teóricamente preconceituoso e metodológicamente restrito às categorias do conceito insular de pátria. Em função disso, o nacionalismo epistemológico se equipara com tantas outras lógicas da ciência que se situam no mundo irracional da quimera.

Palavras-chave: Universalismo epistemológico, Pluralismo metodológico, ciência e ideologia.

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Como Citar

Ayala, E. J. Z. (2012). <b>Universalismo epistemológico e pesquisa em educação</b>. Revista Educação Especial, 1(1), 87–96. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5064

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua