<b>Dinâmica de Sala de Aula: uma variável na aprendizagem</b>

Autores

  • Reinoldo Marquezan Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul
  • Angela Meincke Melo Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul
  • Graciela F. Rodrigues Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul
  • Daniele Noal Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Resumo

 

A dinâmica da aprendizagem se dá através de interações mútuas, nas quais alunos e professores estabelecem relações sociais e afetivas. Na sala de aula essas relações se orientam para promover e efetivar a aprendizagem formal. Neste artigo apresentamos os resultados da pesquisa que teve como objetivo interagir com o professor de modo intencional, subsidiando-o para aumentar as situações de troca entre seus alunos. Primeiramente identificou-se a estrutura sócio-afetiva dos grupos, utilizando como instrumento o Teste Sociométrico. No segundo momento realizamos com os docentes, encontros nos quais abordou-se questões referentes a dinâmica de grupo e as concepções construtivistas de aprendizagem. Acreditamos que, conforme a Teoria Construtivista da aprendizagem, a interação e as trocas entre os membros constituintes do grupo de sala de aula é fundamental para a aquisição de uma aprendizagem significativa para os educandos.

 

Palavras-chave: dinâmica de grupo, aprendizagem, sala de aula.

 

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Como Citar

Marquezan, R., Melo, A. M., Rodrigues, G. F., & Noal, D. (2012). <b>Dinâmica de Sala de Aula: uma variável na aprendizagem</b>. Revista Educação Especial, 1(1), 61–67. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5005

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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