<b>Efeito da intervenção terapêutica ocupacional junto a crianças com déficts de percepção visual, cordenação motora e integração visuo-motora</b>

Autores

  • Rita de Cássia Tibério Araújo Faculdade de Filosofia e Ciências
  • Mariana Dutra Zafani Faculdade de Filosofia e Ciências
  • Débora Morais Pereira Faculdade de Filosofia e Ciências

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X4665

Palavras-chave:

Occupational therapy, Special education, Visual-motor integration

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/4665

Para que o aluno com necessidades educacionais especiais participe ativamente da escola são necessários investimentos efetivos e sistemáticos, envolvendo a comunidade escolar como um todo. O terapeuta ocupacional é um dos profissionais que pode favorecer o processo de inclusão destes alunos. Este estudo teve como objetivo discutir o efeito da intervenção terapêutica ocupacional junto a duas crianças com deficiência incluídas no ensino regular, com déficits de percepção visual, coordenação motora e integração visuo-motora. Para a avaliação das habilidades de percepção visual, coordenação motora e integração visuo-motora foi utilizado o Beery-Buktenica Developmental Test of Visual-Motor Integration. Em virtude dos déficits apresentados nas funções investigadas foi verificada a necessidade de aplicação de um programa de intervenção terapêutico ocupacional visando à melhora dessas funções. Após aplicação do programa, o teste foi reaplicado. Os resultados apontaram para a melhora de todas as funções consideradas deficitárias, sinalizando a importância do treinamento de desempenho.

Palavras-chave: Terapia ocupacional; Educação especial; Integração visuo-motora.

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Biografia do Autor

Rita de Cássia Tibério Araújo, Faculdade de Filosofia e Ciências

2

Mariana Dutra Zafani, Faculdade de Filosofia e Ciências

2

Débora Morais Pereira, Faculdade de Filosofia e Ciências

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Publicado

2012-08-28

Como Citar

Araújo, R. de C. T., Zafani, M. D., & Pereira, D. M. (2012). <b>Efeito da intervenção terapêutica ocupacional junto a crianças com déficts de percepção visual, cordenação motora e integração visuo-motora</b>. Revista Educação Especial, 25(43), 267–276. https://doi.org/10.5902/1984686X4665

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua