<b>Surdez: tratar de incluir, tratar de normalizar </b>

Autores

  • Márcia Lise Lunardi Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Resumo

Este trabalho pretende focalizar a constituição e a produção da anormalidade dos sujeitos surdos nos discursos da Educação Especial. Nesse sentido, procura problematizar algumas regularidades discursivas que aparecem em materiais técnicos-científicos produzidos pelo MEC/SEESP, ou seja, discursos que funcionam como um duplo entre inclusão/exclusão, fronteira que narra e localiza o lugar dos sujeitos surdos. A partir dos estudos do filósofo Michael Foucault busca entender o binômio inclusão/exclusão, como uma estratégia de normalidade, como um mecanismo de poder que, ao tratar de incluir, acaba por normalizar. Por meio do conjunto dos materiais analisados (produção técnica-científica elaborada e divulgada pelo Ministério de Educação em parceria com a Secretaria de Educação Especial para a área da surdez), procura mostrar como a inclusão/exclusão funciona como um duplo e como as políticas de inclusão, dirigidas aos sujeitos surdos, operam como gerenciadoras do risco social.

Palavras-chave: Inclusão/Exclusão. Normalização. Surdez. Risco Social.

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Como Citar

Lunardi, M. L. (2011). <b>Surdez: tratar de incluir, tratar de normalizar </b>. Revista Educação Especial, (26), 117–130. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4406

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua