<b>Escola inclusiva: o desvelar de um espaço multifacetado</b>

Autores

  • Andréa Tonini Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul
  • Fabiane Adela Tonetto Costas Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Resumo

Apresentamos de forma breve, a evolução das fases da educação especial, dando maior ênfase na Integração e Inclusão, bem como apontamos alguns documentos internacionais e nacionais oriundos das mudanças de concepções em relação às pessoas com necessidades educacionais especiais e aos processos educacionais, incluindo nestes o ensino especial e o ensino regular. Para contextualizar o processo de integração/inclusão fizemos um relato da pesquisa-ação que estamos realizando em uma Escola Estadual de Ensino Básico, localizada na cidade de Santa Maria/RS que tem como proposta a Escola Inclusiva. Assim, buscamos construir estratégias de ação junto aos educadores, alunos e famílias, que possibilite a implementação gradual, porém bem sucedida, do projeto de educação inclusiva.

Palavras-chave: Educação Especial. Integração/Inclusão. Ensino Regular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Tonini, A., & Costas, F. A. T. (2011). <b>Escola inclusiva: o desvelar de um espaço multifacetado</b>. Revista Educação Especial, (26), 61–74. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4399

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua