<b>Gestão para a inclusão</b>

Autores

  • Claudia Pereira Dutra Secretaria de Educação Especial, Brasília, Distrito Federal
  • Claudia Maffini Griboski Secretaria de Educação Especial, Brasília, Distrito Federal

Resumo

O presente artigo discute a transformação dos sistemas educacionais a partir do pressuposto das mudanças estruturais na educação para a efetivação dos princípios da educação inclusiva no âmbito das escolas. A redefinição dos conceitos, atitudes e práticas são abordadas na ótica da gestão democrática, constituindo uma rede de relações de promoção da participação, construção coletiva da identidade escolar e valorização da diversidade no contexto educacional. A organização de políticas públicas de acesso e qualidade do processo educacional avança com a implementação do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade, criado com o enfoque da inclusão e embasado no fortalecimento da gestão para a articulação de ações de incentivo à formação de professores, promoção da acessibilidade, participação da comunidade e ampliação da identificação e da oferta do atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos, construindo um repensar da gestão para a inclusão.

Palavras-chave: Educação. Gestão. Inclusão.

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Como Citar

Dutra, C. P., & Griboski, C. M. (2011). <b>Gestão para a inclusão</b>. Revista Educação Especial, (26), 09–17. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4372

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua