<b>Afetividade e socialização como elementos facilitadores de inclusão em atividades de ginástica acrobática</b>

Autores

  • Douglas Roberto Borella Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo
  • Fatima E. Denari Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo

Resumo

A inclusão de alunos com necessidades especiais vem sendo alvo de muitos estudos e discussões. Este movimento de caráter mundial tem reflexos no Brasil, de um lado, inspirando todo o aporte legal, pós 1994; de outro lado, provocando intensos debates nos vários segmentos sociais, com especial destaque para a escola, o trabalho, o esporte e o lazer. Neste sentido, o presente estudo teve por objetivo verificar o fortalecimento da afetividade e da socialização entre alunos com necessidades especiais institucionalizados (tidos como deficientes mentais leves e moderados), e alunos da rede regular de ensino, nas faixas etárias de 08 a 10 anos, durante aulas de Ginástica Acrobática, tendo como norteadora, a prática da inclusão. Para se ter uma avaliação mais precisa no que se reporta à socialização e à afetividade, observadas a partir das atividades propostas, procuramos a referência de ROSADAS (1991) que apresenta situações vivenciadas, fichas de registros de dados, elementos preciosos para a consecução deste estudo. Pela análise dos resultados, verificou-se que a prática da Ginástica Acrobática possibilitou aos participantes, condições de desenvolver seu potencial criativo e espontâneo, favorecendo a criação de situações semelhantes às situações reais da vida, auxiliando na integração afetiva e social.

Palavras-chave: Inclusão. Ginástica Acrobática. Necessidades Especiais. 

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Publicado

2011-10-27

Como Citar

Borella, D. R., & Denari, F. E. (2011). <b>Afetividade e socialização como elementos facilitadores de inclusão em atividades de ginástica acrobática</b>. Revista Educação Especial, (30), 155. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4053

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua