<b>Comportamentos-alvos em programas de habilidades sociais educativas para pais</b>
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X3579Palavras-chave:
Social skills, Parent training, Special educational needs.Resumo
Este artigo apresenta uma revisão dos programas de Treinamento de Habilidades Sociais Educativas (THSE) oferecidos a pais de crianças com necessidades educacionais especiais, destacando os comportamentos-alvo da intervenção. O levantamento foi realizado em bases de dados eletrônicos (Scielo, Pepsic e Lilacs) e no banco de teses e dissertações da Universidade Federal de São Carlos. Selecionaram-se cinco estudos, e os resultados foram discutidos considerando a importância das habilidades treinadas para a interação pais e filhos. Considerou-se que, embora existam diferentes modelos de programas, há recorrência na escolha de algumas habilidades sociais educativas, evidenciando sua relevância para tal interação.Palavras-chave: Habilidades sociais; Treinamento de pais; Necessidades educacionais especiais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).