<b>Comportamentos-alvos em programas de habilidades sociais educativas para pais</b>

Autores

  • Margarette Matesco Rocha Universidade Estadual de Londrina
  • Priscila Andrade Universidade Estadual de Londrina
  • Thiago Leão Siveira Dourado Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X3579

Palavras-chave:

Social skills, Parent training, Special educational needs.

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão dos programas de Treinamento de Habilidades Sociais Educativas (THSE) oferecidos a pais de crianças com necessidades educacionais especiais, destacando os comportamentos-alvo da intervenção. O levantamento foi realizado em bases de dados eletrônicos (Scielo, Pepsic e Lilacs) e no banco de teses e dissertações da Universidade Federal de São Carlos. Selecionaram-se cinco estudos, e os resultados foram discutidos considerando a importância das habilidades treinadas para a interação pais e filhos. Considerou-se que, embora existam diferentes modelos de programas, há recorrência na escolha de algumas habilidades sociais educativas, evidenciando sua relevância para tal interação.

Palavras-chave: Habilidades sociais; Treinamento de pais; Necessidades educacionais especiais.

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Biografia do Autor

Margarette Matesco Rocha, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos - SP. Docente do Departamento de psicologia Geral e Análise do Comportamento da Univrsidade Estadual de Londrina (UEL).

Priscila Andrade, Universidade Estadual de Londrina

Psicóloga, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Thiago Leão Siveira Dourado, Universidade Estadual de Londrina

Graduando de Psicologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL); Bolsista IC/UEL

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Publicado

2011-12-24

Como Citar

Rocha, M. M., Andrade, P., & Dourado, T. L. S. (2011). <b>Comportamentos-alvos em programas de habilidades sociais educativas para pais</b>. Revista Educação Especial, 24(41), 453–465. https://doi.org/10.5902/1984686X3579

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua