<b>Saberes necessários aos professores para promover a inclusão de alunos com necessidades Educacionais Especiais</b>

Autores

  • Gislaine Semcovici Nozi Universidade Estadual de Londrina
  • Celia Regina Vitaliano Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X3343

Palavras-chave:

Inclusive education, Teaching Knowledge, Teacher’s formation.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/3343

O presente trabalho tem como objetivo identificar, por meio de revisão da literatura da área especializada, os saberes necessários aos professores para promover a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) no ensino regular. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico junto a sete periódicos, dez capítulos de livros e três dissertações da área de Educação e Educação Especial, produzidos entre os anos de 2005 a 2009. Os resultados indicam a necessidade de conhecimentos teóricos, conceituais e metodológicos específicos para incluir tais alunos em classe comum. Os dados obtidos foram organizados em categorias. Dentre os saberes indicados pelos autores consultados, destacam-se os conhecimentos relacionados a métodos e técnicas cooperativas e colaborativas para favorecer a inclusão de alunos com NEE; à caracterização desses alunos; aos procedimentos didático-pedagógicos para favorecer sua inclusão; à legislação e fundamentos da educação inclusiva; ao papel da educação especial na educação inclusiva; às barreiras sociais que dificultam o processo de inclusão dos alunos com NEE, dentre outros. Consideramos que os resultados desta pesquisa podem contribuir para subsidiar a organização dos conteúdos a serem contemplados no processo de formação de professores inicial, continuada e/ou em serviço para favorecer o processo de inclusão de alunos com NEE.

Palavras-chave: Educação inclusiva; Saberes docentes; Formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gislaine Semcovici Nozi, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Pedagogia, mestranda no Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Realiza pesquisas com o tema: Formação de professores para inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais.

Celia Regina Vitaliano, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Psicologia. Mestre em Educação Especial e Doutora em Educação. Professora Associada do Departamento de Educação e do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Coordena o grupo de pesquisa cadastrado no CNPq: Educação para inclusão. Desenvolve e orienta pesquisas com os temas: formação de profesores para inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais e experiências de inclusão.

Downloads

Publicado

2012-08-28

Como Citar

Nozi, G. S., & Vitaliano, C. R. (2012). <b>Saberes necessários aos professores para promover a inclusão de alunos com necessidades Educacionais Especiais</b>. Revista Educação Especial, 25(43), 333–347. https://doi.org/10.5902/1984686X3343

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua