<b>Parâmetros recomendados para a qualidade da avaliação em intervenção precoce</b>

Autores

  • Ana Maria Serrano Universidade do Minho, Portugal
  • Ana Paula Pereira Universidade do Minho, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X3274

Palavras-chave:

Assessment, Early intervention, Family centered, Parental involvement.

Resumo

Este artigo procura revisar, sinteticamente, os princípios teóricos e empíricos subjacentes às práticas atualmente recomendadas para a avaliação em Intervenção Precoce (IP). Descreve as principais mudanças paradigmáticas ao nível da Intervenção Precoce nas últimas décadas e como elas se refletem nos processos de avaliação, assim como apresenta uma breve descrição das características da avaliação em Intervenção Precoce baseadas na evidência científica. Apresenta também alguns instrumentos e procedimentos de avaliação que se coadunam com as práticas descritas pela investigação, como mais eficazes na resposta às necessidades, preocupações e prioridades das crianças e suas famílias.


Palavras-chave: Avaliação. Intervenção precoce. Centrado na família. Envolvimento parental.

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Publicado

2011-10-27

Como Citar

Serrano, A. M., & Pereira, A. P. (2011). <b>Parâmetros recomendados para a qualidade da avaliação em intervenção precoce</b>. Revista Educação Especial, 24(40), 163–179. https://doi.org/10.5902/1984686X3274

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua