<b>Formação inicial de professores de educação física frente à uma realidade de inclusão escolar</b>

Autores

  • Victor Julierme Santos da Conceição Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Hugo Norberto krug Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Palavras-chave:

Initial Education, Critical-Reflexive Teach, Educational Inclusion.

Resumo

Este estudo, teve como objetivo principal realizar uma análise sobre a contribuição do ensino crítico-reflexivo na formação inicial de professores de Educação Física, quanto à inclusão, em classe comum, de alunos com necessidades educacionais especiais. Para conseguir abordar as intenções previstas para esta investigação, foi utilizado os princípios da pesquisa participante como fonte metodológica. Sendo os sujeitos constituídos por cinco acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física, em situação de prática de ensino, da Universidade Federal de Santa Maria. Entrevista semi-estruturada, observação participante e análise documental, foram os instrumentos utilizados e registrados em diário de campo num período de um semestre letivo do ano de 2005. Os dados remetem ás conclusões para as necessidades dos estagiários observarem o espaço educacional, embasados na reflexão crítica, para se envolverem nas decisões que fazem parte deste contexto. Encarando este movimento como uma compreensão do mundo à sua volta, contribuindo para entender o atual processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais. Levantando as principais problemáticas que se referem às necessidades formativas dos sujeitos.

Palavras-chave: Formação Inicial. Ensino crítico-reflexivo. Inclusão Educacional.

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Como Citar

Conceição, V. J. S. da, & krug, H. N. (2009). <b>Formação inicial de professores de educação física frente à uma realidade de inclusão escolar</b>. Revista Educação Especial, 22(34). Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/276

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua