Perceção dos pais em relação à inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais no ensino regular

Autores

  • Elisabete Matos Freitas Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras
  • Luísa Novais Arroja Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras
  • Paula Magalhães Ribeiro Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras
  • Paulo César Dias Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X15273

Palavras-chave:

Inclusão, Pais, Perceção, Educação Especial.

Resumo

O papel dos pais no processo de inclusão de crianças com necessidades educativas especiais é fundamental, seja no apoio familiar, desmontando mitos e criando um contexto favorável à experiência e à proximidade. O objetivo deste trabalho é, assim, conhecer as perceções dos pais relativamente à inclusão, assim como os factores que as influenciam. Para isso, foi aplicado um inquérito a 300 pais, com e sem filhos com necessidades educativas especiais. Os resultados permitiram perceber atitudes genericamente positivas, sem diferenças relativamente ao género e ao fato de serem pais de crianças com necessidades educativas especiais. Contudo as variáveis idade, escolaridade e proximidade / contato pareceram influenciar a perceção em relação a inclusão de crianças NEE. Assim, os pais com atitudes mais favoráveis à inclusão tendem a ser os mais novos, que tiveram proximidade / contato com criança NEE. Os resultados são discutidos em função da literatura.

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Publicado

2015-05-11

Como Citar

Freitas, E. M., Arroja, L. N., Ribeiro, P. M., & Dias, P. C. (2015). Perceção dos pais em relação à inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais no ensino regular. Revista Educação Especial, 28(52), 443–458. https://doi.org/10.5902/1984686X15273

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua