Perfil dos estudos feitos sobre adaptação curricular no âmbito da escola regular

Autores

  • Wilma Carin Silva-Porta Universidade Federal de São Carlos
  • Larissa Guadagnini Universidade Federal de São Carlos
  • Karla Cadamuro Travagin Universidade Federal de São Carlos
  • Márcia Duarte Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
  • Juliane Aparecida de Paula Perez Campos Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X15248

Palavras-chave:

Educação Especial, Inclusão Escolar, Currículo, Adaptação Curricular.

Resumo

Visando investigar o conhecimento a respeito da adaptação curricular no âmbito da escola regular, o presente estudo teve por objetivo analisar as produções dos pesquisadores nacionais sobre adaptação curricular publicadas nos anais do Congresso Brasileiro de Educação Especial. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, embasado na técnica da pesquisa bibliográfica, que possibilita ao pesquisador conhecer e analisar assuntos já estudados. Para a coleta de dados foi realizado um levantamento de todos os resumos de trabalhos publicados nos encontros que versavam sobre adaptação curricular e foram selecionados 29 resumos organizados em categorias de análise tais como: público alvo das pesquisas, tendências dos estudos (objetivos), classificação das disciplinas adaptadas e classificação dos tipos de adaptações descritas nas pesquisas.  Os resultados encontrados indicam que a temática adaptação curricular apresenta um número pequeno de trabalhos publicados, sendo que, na maioria das vezes, têm como objetivo descrever e analisar como ocorrem as adaptações curriculares, sobretudo quando estas estão voltadas a indivíduos com deficiência visual. A demanda das adaptações está direcionada para a disciplina de Língua portuguesa e normalmente tendem a afetar diretamente o currículo escolar. Deste modo, conclui-se que adaptar o currículo não se trata de criar um novo currículo, mas sim torná-lo dinâmico, alterável, passível de ampliação, para que atenda realmente a todos os educandos, o que requer um trabalho colaborativo entre todos os envolvidos no processo educacional, como também, a necessidade de realizar mais estudos nessa área.

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Biografia do Autor

Wilma Carin Silva-Porta, Universidade Federal de São Carlos

Mestranda do Programa de Pós graduação em Educação Especial

Larissa Guadagnini, Universidade Federal de São Carlos

Graduação em educação especial (em andamento)

Karla Cadamuro Travagin, Universidade Federal de São Carlos

Graduação em educação especial (em andamento)

Márcia Duarte, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Centro de Educação e Ciências Humanas

Programa de pós graduação em educação especial

 

Juliane Aparecida de Paula Perez Campos, Universidade Federal de São Carlos

Centro de Educação e Ciências Humanas

Programa de pós graduação em educação especial

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Publicado

2016-03-02

Como Citar

Silva-Porta, W. C., Guadagnini, L., Travagin, K. C., Duarte, M., & Campos, J. A. de P. P. (2016). Perfil dos estudos feitos sobre adaptação curricular no âmbito da escola regular. Revista Educação Especial, 1(1), 215–231. https://doi.org/10.5902/1984686X15248

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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