<b> Caracterização do perfil motor de escolares com transtorno autístico <b>

Autores

  • Paola Matiko Okuda UNESP - Marília

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X1462

Palavras-chave:

Developmental Coordination Disorder, Autistic disorder, Motor skills.

Resumo

As alterações motoras podem fazer parte das chamadas comorbidades que podem coexistir com o transtorno autístico. Objetivo: caracterizar o perfil motor de escolares com espectro autístico. Método: participaram deste estudo 6 escolares com transtorno autístico do ensino fundamental, do gênero masculino, com idades variando entre 5 anos e 5 meses e 10 anos e 9 meses. Após a assinatura do termo de consentimento pelos pais ou responsáveis, os escolares foram submetidos à aplicação da Escala de Desenvolvimento Motor para avaliação da motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial, organização temporal e lateralidade. Resultados: Os resultados revelaram diferença significante entre a idade motora e a idade cronológica. Conforme a classificação da Escala do Desenvolvimento Motor, os escolares deste estudo apresentaram desenvolvimento motor inferior ao esperado para a idade. Conclusão: Os escolares com transtorno autístico deste estudo apresentam quadro de Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação em comorbidade, demonstrando que os participantes desta pesquisa apresentam dificuldades em atividades que exijam destreza como a grafia. Assim, as necessidades motoras e psicomotoras desses escolares são enfocadas no ambiente clínico e educacional para diminuir o impacto das manifestações comportamentais e sociais.



Palavras-chave: Transtorno de coordenação motora; Transtorno autístico; Desenvolvimento motor

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paola Matiko Okuda, UNESP - Marília

Terapeuta ocupacional. Voluntária do Grupo de Pesquisa CNPq “Linguagem Aprendizagem e Escolaridade” da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade estadual Paulista – FFC/UNESP - Marília – SP. Aluna especial do Programa de pós-graduação em Educação (Mestrado) da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade estadual Paulista – FFC/UNESP - Marília – SP.

Downloads

Publicado

2010-10-29

Como Citar

Okuda, P. M. (2010). <b> Caracterização do perfil motor de escolares com transtorno autístico <b>. Revista Educação Especial, 23(38), 443–454. https://doi.org/10.5902/1984686X1462

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua