Apoio de Terapia Ocupacional para a participação escolar de criança com artrogripose múltipla congênita: um estudo de caso

Autores

  • Bianca Sampaio Fiorini
  • Rita de Cássia Tibério Araújo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Faculdade de Filosofia e Ciências - campus de Marília.

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X14486

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, Educação Especial, Tecnologia Assistiva.

Resumo

A artrogripose múltipla congênita (AMC) é uma doença rara e tem como característica o comprometimento em múltiplas articulações, que interfere no desempenho de atividades de vida diária (AVDs) e escolares. A tecnologia assistiva é uma área do conhecimento que engloba recursos, adaptações, metodologia, estratégias, serviços que visam promover maior independência e participação de pessoas com deficiência, incapacidade ou com mobilidade reduzida em diversos contextos. O terapeuta ocupacional é um profissional que utiliza a tecnologia assistiva a fim de auxiliar o indivíduo a desenvolver suas potencialidades e adquirir maior independência nas atividades cotidianas. O presente estudo teve por objetivo relatar a experiência de uma intervenção de terapia ocupacional direcionada às necessidades de uma criança com artrogripose múltipla congênita (AMC), no que tange às dificuldades para realização de tarefas gerais no contexto escolar. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo estudo de caso. Realizou-se intervenção, durante um ano, com uma criança matriculada em sala regular de Ensino Fundamental. Realizaram-se visitas escolares para identificação de demandas, conjuntamente com a professora da participante, visando prescrição, confecção e aplicação de recursos adaptados. Elaborou-se um roteiro de entrevista semi estruturado para verificar a percepção da professora a respeito do uso dos recursos confeccionados. As adaptações auxiliaram e facilitaram o desempenho nas atividades de autocuidado, como também em tarefas que envolviam a utilização de materiais escolares. O trabalho conjunto do profissional da saúde com o profissional da educação foi percebido pela professora da participante como algo que favorece condutas mais pontuais na resolução de problemas de participação escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianca Sampaio Fiorini

Terapeuta Ocupacional, graduada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - campus de Marília. Possui Aprimoramento Profissional em Terapia Ocupacional na interface entre a área de Educação e área da Saúde - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP.

Rita de Cássia Tibério Araújo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Faculdade de Filosofia e Ciências - campus de Marília.

Doutora em Educação, Professora do Curso de Terapia Ocupacional e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, campus de Marília.

Downloads

Publicado

2014-12-19

Como Citar

Fiorini, B. S., & Araújo, R. de C. T. (2014). Apoio de Terapia Ocupacional para a participação escolar de criança com artrogripose múltipla congênita: um estudo de caso. Revista Educação Especial, 1(1), 209–224. https://doi.org/10.5902/1984686X14486

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.