Alunos precoces no Ensino Fundamental I: quem são essas crianças?

Autores

  • Bárbara Amaral Martins Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Miguel Claudio Moriel Chacon Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X13710

Palavras-chave:

Educação Especial, Precocidade, Altas habilidades/superdotação.

Resumo

A expressão altas habilidades abrange o conceito deprecocidade, sendo assim, o aluno precoce também necessita de EducaçãoEspecial. No entanto, o pouco conhecimento que a sociedade, e especialmente osprofissionais da educação, dispõem sobre a temática altas habilidades/superdotação ocasiona a propagação de mitos eestereótipos que dificultam o reconhecimento desses alunos. Privados dascondições educacionais adequadas, esses alunos podem se desmotivar e deixar dedesenvolver satisfatoriamente suas habilidades, mas o ensino apropriado dependeinicialmente, da identificação. Desse modo, tivemos por objetivo identificarcomportamentos e desempenhos indicativos de precocidade apresentados nocotidiano de sala de aula. Para o desenvolvimento desta pesquisa, contamos coma participação de três alunos precoces em leitura e escrita. Os dados foramcoletados por meio de observação não participante e analisadosqualitativamente. Os resultados nos apontam para uma diferenciação entre oaluno precoce e os demais em decorrência dos indicadores de precocidade queresultam em seu destacamento no grupo etário, porém os alunos precocesparticipantes apresentam diferenças significativas em si, o que impossibilita oestabelecimento de um perfil que os defina. Assim, é preciso que os professoresse atentem para os alunos que demonstram habilidades superiores com o intuitode proporcionar-lhes um ensino que potencialize suas possibilidades, semdesconsiderar suas necessidades e dificuldades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Amaral Martins, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Pedagoga.Psicopedagoga. Mestre em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências –UNESP/Marília.

Miguel Claudio Moriel Chacon, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Psicólogo.Pós-doutor em Educação. Professor Assistente Doutor do Departamento de EducaçãoEspecial e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia eCiências – UNESP/Marília

Downloads

Publicado

2016-03-02

Como Citar

Martins, B. A., & Chacon, M. C. M. (2016). Alunos precoces no Ensino Fundamental I: quem são essas crianças?. Revista Educação Especial, 1(1), 233–246. https://doi.org/10.5902/1984686X13710

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)