<b> Reflexões sobre o ensino itinerante na EJA: o relato de uma professora especialista </b>

Autores

  • Annie Gomes Redig UERJ

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X1284

Palavras-chave:

Specialist teachers, Intellectual deficiency, Young and adults education.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar e refletir a atuação do professor itinerante que leciona para alunos com deficiência intelectual na EJA – Educação de Jovens e Adultos. A presente pesquisa utilizou a metodologia qualitativa com entrevista semi-estruturada com a única professora itinerante de EJA do bairro estudado que atende essa clientela. Essa foi desenvolvida em uma escola municipal do Rio de Janeiro, durante o primeiro semestre de 2009. Observou que, da mesma forma, que os professores do ensino comum apresentam resistência aos alunos com deficiência, os docentes dessa modalidade de ensino também se mostram despreparados para lecionarem para essa clientela. Dessa forma, concluímos que ainda há diversos obstáculos para a inclusão desses alunos nas classes comuns, mas que a presença desse profissional facilita o processo de ensino-aprendizagem dos educandos com deficiência.



Palavras-chave: Professores especialistas; Deficiência intelectual; Educação de Jovens e Adultos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Annie Gomes Redig, UERJ

Professora Substituta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPEd-UERJ).

Downloads

Publicado

2010-10-27

Como Citar

Redig, A. G. (2010). <b> Reflexões sobre o ensino itinerante na EJA: o relato de uma professora especialista </b>. Revista Educação Especial, 23(38), 369–378. https://doi.org/10.5902/1984686X1284

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua