Revista Educação Especial

A Revista Educação Especial, editada pela Universidade Federal de Santa Maria, objetiva veicular somente artigos inéditos na área da Educação Especial. A revista é quadrimestral, sendo que os dois primeiros números do ano atendem a demanda do fluxo contínuo e o terceiro número do ano é organizado na forma de Dossiê Temático. A comissão editorial reserva-se o direito de não publicar artigos de mesma autoria em interstícios inferiores a duas edições. Além disso, recusa estudos que foram também submetidos a outros periódicos nacionais ou internacionais, bem como aqueles encaminhados para livros ou capítulos de livros. A revista tem o Português (Brasil) como idioma principal e o Espanhol como idioma secundário.

A revista tem como público-alvo estudantes, professores e pesquisadores da área da educação especial, além do público interessado na área em geral. A revista começou a ser impressa no ano de 1986 e publica aproximadamente 45 artigos por ano. Já a publicação eletrônica iniciou em 2000.


Imagem de capa da revista

Título abreviado: Rev. Educ. Espec.

Notícias

 
Nenhuma notícia publicada.
 
Outras notícias...

Revista Educação Especial, v. 28, n. 51, jan./abr. 2015

Sumário

Editorial

Editorial – Revista Educação Especial PDF
Soraia Napoleão Freitas 7-12

Artigos - Demanda contínua

Formatação ilustrativa e descritiva de estratégias e recursos pedagógicos para o ensino de alunos cegos e com baixa visão em ambientes inclusivos PDF
Manoel Osmar Seabra Júnior, Maria Luiza Salzani Fiorini, Eduardo José Manzini 13-26
Histórias de formação de professores para a Classe Hospitalar PDF
Sandra Maia Farias Vasconcelos 27-40
Educação Especial nas Escolas Indígenas: Análise do Censo Escolar de 2007-2010 PDF
Michele Aparecida de Sá, Fabiana Cia 41-52
Educação de surdos e deficientes auditivos: uma análise dos indicadores sociais PDF
Raquel Elizabeth Saes Quiles 53-66
Inclusão escolar: possíveis contribuições da fisioterapia sob a óptica de professoras PDF
Marcelli Evans Telles dos Santos, Simone Lara, Vanderlei Folmer 67-82
Educação Inclusiva, ensino de Ciências e linguagem científica: possíveis relações PDF
Anna Maria Canavarro Benite, Claudio Roberto Machado Benite, Eveline Borges Vilela-Ribeiro 83-92
Formação de professores de Ciências Biológicas e a preocupação com as necessidades específicas na sala de aula PDF
Simone Medianeira Franzin, Andrielli da Silva Fontoura, Gabriela Lanes de Almeida, Valquíria Simon 93-102
Formação do professor do atendimento educacional especializado: a Educação Especial em questão PDF
Elisabeth Rossetto 103-116
A importância da língua de sinais para o desenvolvimento da pessoa surda: A noção de inclusão associada ao sentimento de pertencimento no espaço escolar. PDF
Patricia Velho Dall'Astra 117-130
Percepção de professores das salas de recursos em uma rede de ensino municipal do Paraná PDF
Adriana Zilly, Leonardo Pereira Triaca, Jossiana Wilke Faller, Reinaldo Antonio da Silva Sobrinho, Marieta Fernandes Santos, Maria de Lourdes de Almeida 131-148
Avaliação de habilidades motoras de uma criança com paralisia cerebral incluída em contexto escolar regular PDF
Luciana Ramos Baleotti, Ludimila Aparecida dos Santos, Mariana Dutra Zafani 149-164
Tecnologia assistiva para crianças cegas: produtos de apoio para a mobilidade pessoal PDF
Lana Tuan Borges de Jesus, Alexandra da Silva Santos Sampaio, Maria Helena Silveira Bonilla 165-180
A pessoa com deficiência visual: considerações sobre a sua participação nas aulas de educação física PDF
Joale Jefferson da Silva, Elaine Cappellazzo Souto 181-192
Métodos de avaliação do comportamento adaptativo em pessoas com deficiência intelectual: uma revisão de literatura PDF
Elizângela Fernandes Ferreira, Mey de Abreu Van Munster 193-208
Apoio de Terapia Ocupacional para a participação escolar de criança com artrogripose múltipla congênita: um estudo de caso PDF
Bianca Sampaio Fiorini, Rita de Cássia Tibério Araújo 209-224
Analisando as contribuições do Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa frente à prática pedagógica inclusiva dos professores orientadores de estudos PDF
Andréia Jaqueline Devalle Rech, Helenise Sangoi Antunes, Cinthia Cardona de Ávila, Glaucimara Pires Oliveira, Vanir Ferrão da Silva 225-240

Resenha

Práticas pedagógicas para a inclusão e a diversidade PDF
Jessica de Brito, Rosimeire Maria Orlando 241-244


CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoespecial.ufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: www.ufsm.br/revistaeducacaoespecial

 

ISSN impresso: 1808-270X
ISSN on-line: 1984-686X

DOI: 10.5902/1984686X

 

Periodicidade – quadrimestral

Primeiro quadrimestre, jan./abr. limite para publicação 30 abril

Segundo quadrimestre, maio/ago. limite para publicação 31 agosto

Terceiro quadrimestre, set./dez. limite para publicação 31 dezembro

 

 

hospedagem de sites
Acessos a partir de 23/11/2010

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0 Unported License.


____________________________________________________