Enraizamento de estacas de duas espécies de <i>Salix</i> com vistas à estabilização de taludes fluviais.

Autores

  • Suzana Ferreira da Rosa UFSM
  • Miguel Antão Durlo

DOI:

https://doi.org/10.5902/19805098419

Palavras-chave:

bioengenharia de solos, aptidão biotécnica, vime.

Resumo

O presente estudo tem o objetivo de verificar a aptidão biotécnica de duas espécies de Salix (Vime-amarelo e Vime-vermelho) em obras de bioengenharia, por meio da análise do enraizamento e da época de coleta de estacas. O experimento foi conduzido na Universidade Federal de Santa Maria, com coletas mensais de material vegetativo, durante um ano. As estacas, com 40 cm de comprimento e diâmetro variável, foram mantidas em água durante 60 dias para a contagem do número e medição do comprimento das raízes emitidas. A maior produção de raízes para as duas espécies ocorreu nos meses de março e abril. O período em que houve a menor emissão de raízes foi o do verão, especialmente para as estacas coletadas em dezembro. Para essa coleta, não foi observado emissão de raízes no decurso de dois meses de observação. O Vime-amarelo produziu raízes maiores e mais numerosas que o Vime-vermelho, na maioria dos meses de coletas. O diâmetro da estaca influenciou significativamente a produção de raízes de ambas as espécies, em diversos meses de coleta. O resultado do estudo permite concluir, ainda, que as duas espécies de Salix apresentam boa aptidão biotécnica para trabalhos de bioengenharia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DIAS, R. M. S. L.; FRANCO, E. T. H.; DIAS, C. A. Enraizamento de estacas de diferentes diâmetros em Platanus acerifolia (Aiton) Willdenow. Ciência Florestal, Santa Maria, v. 9, n. 1, p. 127 – 136. jan./jun. 1999.

DURLO, M. A.; SUTILI, F. J. Manejo biotécnico de cursos de água: tratamento longitudinal. Santa Maria: Ed. UFSM, 2003. (Caderno Didático).

DURLO, M. A.; SUTILI, F. J. Bioengenharia: manejo biotécnico de cursos de água. Porto Alegre: EST, 2005. 189 p.

HOPPE, J. M. et al. Influência do diâmetro de estacas no desenvolvimento dos brotos de Platanus x acerifolia. Ciência Florestal, Santa Maria, v. 9, n. 1. p. 25 – 28. jan./jun. 1999.

INOUE, M. T.; PUTTON, V. Macropropagação de 12 espécies arbóreas da Floresta Ombrófila Mista. Floresta, Curitiba, v. 37, n. 1, 2007.

MORENO, J. A. Clima do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Secretaria de Agricultura. Diretoria de Terras e Colonização, Seção de Geografia, 1961. 43 p.

COELHO NETO, A. L. Hidrologia de encostas na interface com a geomorfologia. In: GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. da. Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. 6 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005. p. 93 – 148.

SUTILI, F. J. Bioengenharia de solos no âmbito fluvial do sul do Brasil. 2007. 95 p. Tese (Doutorado em Bioengenharia de Solos e Planejamento da Paisagem) – Universidade Rural de Viena, Viena.

VARGAS, C. O. Características biotécnicas de Phyllanthus sellowianus Mull. Arg., Salix x rubens Schranck e sebastiania schottiana (Mull. Arg.). Santa Maria: UFSM, 2007. 84 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria.

Downloads

Publicado

30-03-2009

Como Citar

Rosa, S. F. da, & Durlo, M. A. (2009). Enraizamento de estacas de duas espécies de <i>Salix</i> com vistas à estabilização de taludes fluviais. Ciência Florestal, 19(1), 53–60. https://doi.org/10.5902/19805098419

Edição

Seção

Nota Técnica

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>