Determinação da rota ótima de transporte com auxílio de um sistema de informação geográfica.

Autores

  • Paulo Costa de Oliveira Filho UFSM
  • Eduardo da Silva Lopes
  • Wagner Magraf
  • Attilio Antonio Disperati

DOI:

https://doi.org/10.5902/198050981877

Palavras-chave:

Transporte florestal, sistema de informação geográfica, rota ótima, custos de transporte

Resumo

O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise comparativa entre os critérios de desempenho operacional do veículo e a menor distância na determinação da rota ótima no transporte florestal rodoviário, com auxílio de um sistema de informações geográficas. Inicialmente, foram realizadas a vetorização e a classificação de uma rede de estradas em uma empresa florestal. Em seguida, com auxílio do software Spring, versão 4.0, realizaram oito simulações de rota ótima de transporte, partindo-se de diferentes pontos locados ao acaso na área de estudo para um único destino. Os resultados indicaram que não houve diferença significativa na produtividade e no custo do transporte florestal entre os critérios analisados. Por outro lado, os resultados mostraram que o desempenho operacional foi o critério mais eficiente na determinação da rota ótima de transporte, comprovando a teoria de que nem sempre a menor distância é a mais econômica.

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Publicado

30-12-2005

Como Citar

Filho, P. C. de O., Lopes, E. da S., Magraf, W., & Disperati, A. A. (2005). Determinação da rota ótima de transporte com auxílio de um sistema de informação geográfica. Ciência Florestal, 15(4), 403–409. https://doi.org/10.5902/198050981877

Edição

Seção

Artigos