Cadernos de Comunicação

A Revista Científica Cadernos de Comunicação foi criada com o intuito de veicular os resultados dos estudos realizados no campo da comunicação e incentivar a produção acadêmica e científica. Procura inserir-se no espaço das reflexões sobre os fenômenos culturais e midiáticos de nossa sociedade em tempos de globalização, procurando explicitar as ideias e valores que a constroem. Trata-se de uma publicação semestral dirigida a professores, estudantes de graduação e de pós-graduação e profissionais. Tem como missão disseminar e promover debates sobre novos conhecimentos no campo científico da Comunicação, Ciências Sociais Aplicadas I e áreas correlatas.


Imagem de capa da revista

Notícias

 

Chamada para o Dossiê “Comunicação, Cultura e Turismo”

 

A Revista Cadernos da Comunicação (UFSM) convida para a publicação de artigos acadêmicos no dossiê temático “Comunicação, Cultura e Turismo”, previsto para edição 2016-2 (v.20, nº2), que tem por objetivo reunir discussões teóricas, ensaios metodológicos e aplicações práticas que tratem das inter-relações entre estes três campos do conhecimento. De antemão, vislumbra-se um vasto universo de possibilidades que as interfaces entre os campos da comunicação, da cultura e do turismo podem gerar. Só para exemplificar, desde a experiência histórica da criação de uma cultura do turismo na sociedade contemporânea; a necessidade de culturas locais e regionais comunicarem sua cultura aos turistas; a ressignificação contínua das culturas em seus contatos (comunicacionais) nas relações turísticas; as tecnologias de informação e comunicação aceleradas pela multiplicação das plataformas digitais exigindo novas competências em comunicação; os crescentes desafios da comunicação de marketing e do design de comunicação de produtos culturais com uma vertente turística; até, a própria noção de cultura colocada em xeque pela interconectividade globalizada que tem interesses antagônicos pelo local/ universal, diferente/ reconhecível, concreto/ virtual, experiência/ contemplação. Ou seja, é um convite para um debate que possibilite uma maior compreensão das interconexões dessas áreas de pesquisa das ciências sociais e humanas.

 

Organizadoras do dossiê temático “Comunicação, Cultura e Turismo”:

Mônica Pons, doutora em Comunicação Social/ PUCRS, professora no curso de Gestão em Turismo da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Desenvolve pesquisas nas áreas de Gestão da Comunicação, Comunicação organizacional, Comunicação/ Desenvolvimento do turismo; Turismo e Eventos.

Dora Agapito, doutora em Turismo/ Universidade do Algarve, professora na Faculdade de Economia e pesquisadora no Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações. Docente e membro das direções do Mestrado em Tourist Organizations Management e do Mestrado em Design de Comunicação para o Turismo e Cultura da Universidade do Algarve. Leciona ainda no Programa de Doutoramento em Turismo e desenvolve pesquisas na área do marketing sensorial aplicado ao turismo e do comportamento do consumidor.

Manuela Guerreiro, doutora em Ciências Económicas e Empresariais - Gestão/ Universidade do Algarve, professora na Faculdade de Economia, diretora do mestrado em Marketing Management e membro da direção do Mestrado em Gestão de Organizações Turísticas da Universidade do Algarve - UAlg. Desenvolve pesquisas na área do marketing aplicado à cultura e ao turismo, incluindo trabalho no âmbito das Cidades Capitais Europeias da Cultura.

 

O prazo para submissão é até 30/06/2016. Informações para submissões de textos em www.ufsm.br/ccomunicacao.

Cordialmente,

Equipe editorial.

 
Publicado: 2016-01-14 Mais...
 

Chamada para Dossiê “TV PÚBLICA, REDES DE EDUCAÇÃO E CULTURA”

 

A Revista Cadernos da Comunicação (UFSM) convida para a publicação de artigos acadêmicos no dossiê temático “TV PÚBLICA, REDES DE EDUCAÇÃO E CULTURA”, previsto para edição 2016-1 (v.20, n. 1). O dossiê “Tv pública, redes de educação e cultura” busca artigos cujas reflexões se dirijam aos estudos sobre TVs públicas, suas grades de programação, seus recursos imagéticos e visuais, seus regimes de identidade e representação dos poderes públicos a que se vinculam. Além disso, o dossiê visa pesquisas que debatam o papel das Tvs públicas na promoção da cultura e na formação e conexão com variadas redes de educação, dentre outros temas que remetam, sobretudo, ao seu estatuto de dispositivo tecnológico que integra, conecta, configura e reconfigura o espaço público e que dá conta da memória das sociedades em que estão inseridos os arquivos audiovisuais pesquisados.

 

Organizadoras do dossiê temático “TV PÚBLICA, REDES DE EDUCAÇÃO E CULTURA”:

 

Ana Luiza Coiro Moraes, doutora em Comunicação, é do Conselho Editorial da Cadernos de Comunicação e participa desta proposta de dossiê a partir de sua colaboração no Projeto de Pesquisa Memória e Patrimônio da Fundação Cultural Piratini: o acervo audiovisual da TVE.

 

Nádia Maria Weber dos Santos, doutora em História e coordenadora do Projeto de Pesquisa Memória e Patrimônio da Fundação Cultural Piratini: o acervo audiovisual da TVE, contemplado pelo Edital FAPERGS 02/2014, do Programa Pesquisador Gaúcho – PqG.

O prazo para submissão é até 15/04/2016. Mais informações: www.ufsm.br/ccomunicacao

 

Cordialmente,

Equipe editorial

 
Publicado: 2016-01-14 Mais...
 

Cadernos de Comunicação indexado nas bases DOAJ e Diadorim

 

Na última semana a revista científica Cadernos de Comunicação da UFSM passou a fazer parte do Diretório de Periódicos de Acesso Aberto (DOAJ), que reúne mais de 9 mil revistas de 122 países, em mais de 1,5 milhão de artigos científicos.

 
Publicado: 2013-11-04 Mais...
 
Outras notícias...

v. 19, n. 2 (2015)


Capa da revista


Apoio

Universidade Federal de Santa Maria


Cadernos de Comunicação

ISSN: 1677-9061

e-ISSN: 2316-882X

•  DOI: 10.5902/2316882X

Email: ccomunicacao.ufsm@gmail.com

Facebook: cadernosdecomunicacao

Indexada em:


 

 

 

 

 


 

Licença Creative Commons Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0