A abolição da escravatura e a emancipação das mulheres nas páginas da Revista Litteraria

Autores

  • Aline Strelow Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497717198

Palavras-chave:

História do Jornalismo, História da Imprensa, Imprensa Literária.

Resumo

Este trabalho integra o projeto de pesquisa Imprensa literária no Rio Grande do Sul no século XIX – Textos e contextos, que tem como objetivo analisar os periódicos dedicados às letras que circularam nesse estado no período, lançando o olhar para o circuito comunicacional que lhes dá vida. No presente artigo, analisamos a Revista Litteraria, folha lançada no ano de 1881. Entre os temas presentes nas páginas da publicação, estão a abolição da escravatura e a escravização da mulher. A análise tem como fundamentação teórica a História Cultural. A abordagem metodológica da pesquisa tem como base o modelo proposto por Robert Darnton para o estudo dos impressos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Strelow, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora Adjunta da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou pós-doutorado em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Doutora e Mestre em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em História da Comunicação da Fabico/UFRGS.

Downloads

Publicado

24-08-2015

Como Citar

Strelow, A. (2015). A abolição da escravatura e a emancipação das mulheres nas páginas da Revista Litteraria. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 14(27). https://doi.org/10.5902/2175497717198

Edição

Seção

Dossiê Temático: Comunicação, Identidades Raciais e Racismo