A sociedade em rede, a geração digital e a crise na imprensa: para onde caminha o jornalismo?

Autores

  • Vilso Junior Santi PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497715641

Palavras-chave:

Sociedade em rede, Geração digital, Crise da imprensa, Entretenimento, Jornalismo.

Resumo

No presente trabalho, um ensaio teórico-metodológico, procura-se relacionar as considerações de Castells (1999a, 1999b e 2000) acerca das tecnologias da informação e da sociedade em rede com os pressupostos de Jenkins (2008), referentes à cultura da convergência, e de Tapscott (1999), quando trata da nova geração digital. Tais contribuições agregadas, além de nos propiciar o entendimento conjuntural da realidade sociocultural da atualidade, nos permitem esclarecer, na sequência, os termos da chamada crise da imprensa tradicional, conforme Albarnoz (2003). Elas também nos autorizam ousar. Ao propormos, seguindo a lógica convergente, uma aproximação efetiva entre entretenimento e informação, mais precisamente com os videojogos e com o que nos apresenta Moreno (2003), busca-se propositivamente o desenho de um novo e híbrido modelo de negócio a fim de superar a crise da indústria informativa e cativar no trato com as notícias o público jovem, que culturalmente não tem mais o hábito de informar-se seguindo velhas receitas.

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Biografia do Autor

Vilso Junior Santi, PUCRS

Jornalista pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista CAPES/ PROSUP.

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Publicado

11-12-2014

Como Citar

Santi, V. J. (2014). A sociedade em rede, a geração digital e a crise na imprensa: para onde caminha o jornalismo?. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 13(26). https://doi.org/10.5902/2175497715641

Edição

Seção

Dossiê Temático: Mutações do Jornalismo