O conceito de identidade nos estudos culturais britânicos e latino-americanos: um resgate teórico

Autores

  • Marcielly Cristina Moresco Universidade Federal do Paraná
  • Regiane Ribeiro Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497713570

Palavras-chave:

Estudos Culturais, Identidade, Hibridizacão.

Resumo

Esse ensaio tem como proposta refletir sobre o conceito de identidade a partir das contribuições teóricas dos Estudos Culturais. Assim, parte-se da gênese dos Estudos Culturais e analisa-se a compreensão teórica da identidade sob a visão de Stuart Hall, Zygmunt Bauman e Homi Bhabha. A visão latino-americana também é contemplada nos estudos de Néstor Garcia-Canclini e Jesús Martín-Barbero. A principal tarefa para essa discussão da identidade é perceber como esse conceito permeia as práticas dos Estudos Culturais em busca de identificações e legitimações de acordo com os diferentes processos históricos e sociais contemporâneos. Chega-se à perspectiva de que a identidade é formada por diversas representações e significações híbridas, como um processo enunciativo resultante de várias vozes e histórias ressonantes.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcielly Cristina Moresco, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Comunicação pela UFPR. Graduação em Comunicação Social - habilitação em Relações Públicas pela UEL.

Regiane Ribeiro, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC - SP. Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC - SP. Graduação em Comunicação Social - Relações Pública pela UEL. Professora adjunta da UFPR e Professora Permanente do Mestrado em Comunicação na linha de pesquisa Comunicação, Educação e Formações sócio-culturais (UFPR).

Downloads

Publicado

23-08-2015

Como Citar

Moresco, M. C., & Ribeiro, R. (2015). O conceito de identidade nos estudos culturais britânicos e latino-americanos: um resgate teórico. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 14(27). https://doi.org/10.5902/2175497713570

Edição

Seção

Artigos Livres