Comunicação pública para cidadania no avanço das redes sociais oficiais

Autores

  • Danilo Rothberg Unesp - Universidade Estadual Paulista
  • Amanda da Silva Valença Unesp – Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497711044

Palavras-chave:

democracia digital, mídias sociais, políticas públicas, informação.

Resumo

O avanço da exploração das redes sociais por governos pode gerar iniciativas de comunicação pública capazes de contribuir para o aprofundamento da cidadania, pensada como exercício do direito à informação sobre gestão pública. Este artigo descreve resultados de pesquisa que avaliou, através de análise de conteúdo, a abrangência e a profundidade da informação oferecida pelo governo do Estado de São Paulo em textos noticiosos acessados através das redes sociais Twitter, YouTube, Facebook e Orkut para divulgar propósitos, linhas de ação e limites de políticas públicas de impacto imediato para a cidadania, das áreas de assistência social, saúde, educação e meio ambiente. Os resultados indicam que a amostra analisada contém, em média, entre 28% e 40% do total de informações consideradas como necessárias para a caracterização abrangente e plural das políticas públicas enfocadas, segundo o contexto teórico-metodológico da pesquisa.

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Biografia do Autor

Danilo Rothberg, Unesp - Universidade Estadual Paulista

Doutor em Sociologia pela Unesp – Universidade Estadual Paulista. Docente do Departamento de Ciências Humanas da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp (Bauru, SP)

Amanda da Silva Valença, Unesp – Universidade Estadual Paulista

Graduanda em Comunicação Social: Relações Públicas pela Unesp – Universidade Estadual Paulista

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Publicado

11-12-2014

Como Citar

Rothberg, D., & da Silva Valença, A. (2014). Comunicação pública para cidadania no avanço das redes sociais oficiais. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 13(26). https://doi.org/10.5902/2175497711044

Edição

Seção

Artigos Livres

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